10 de junho de 2016

Por que deixar grãos e sementes de molho antes de consumi-los?


Arroz integral, aveia, chia, quinoa, trigo, feijões e ervilhas. Todos saudáveis com muitos nutrientes. Certo ? Não é bem assim que acontece ... 

Existe um ponto muito importante no consumo dos grãos, o modo de preparo antes de consumi-los. Porém poucos médicos e nutricionistas falam sobre isso.

Todo mundo já viu, nem que seja por um dia na casa da avó, uma tigela em cima da pia cheia de água com os grãos de feijão dentro. Talvez os nossos avós tivessem esse hábito, simplesmente para que, no dia seguinte, eles cozinhassem mais rápido. 

Possivelmente nossos antepassados tinham um domínio muito maior sobre o que comiam, sobre o que fazia bem ou mal para os seus corpos. E sabiam, sim, que deixar de molho significava um processo de fermentação para neutralizar a ação dos antinutrientes. Podiam não saber o que eram nutrientes, mas sabiam o que fazia bem. 


Os grãos, todos eles,  possuem uma grande quantidade de ácido fítico, uma substância que se liga ao cálcio, ao ferro, ao magnésio, ao zinco e a vários outros nutrientes, bloqueando a absorção desses pelo corpo. Eles literalmente sequestram esses nutrientes da nossa comida e em algumas situações do nosso corpo, das nossas reservas. Por isso o nome antinutrientes.

Para neutralizá-los é necessário fazer esse processo de fermentação super simples, e que os nossos ancestrais já faziam com grande sabedoria, deixando de molhos. Essa fermentação solta bolhas, gases. 

A liberação das substâncias indesejadas 

Assim sendo, a primeira providência que deve ser tomada no preparo de sementes para consumo é a de eliminar ou minimizar estas substâncias protetoras. Felizmente, o processo é simples e prático, e consiste em deixar as sementes de molho em água potável adicionada de vinagre de maçã ou suco de limão ou qualquer outro meio de cultura ácida de probióticos.

Esta simples solução ácida penetra no interior da semente e estimula a liberação das substâncias indesejadas, indicando para a semente que é tempo de despertar e eliminar suas defesas. A acidez da solução neutraliza os fitatos e o resultado é que com apenas algumas horas de demolhagem você obtém sementes muito mais adequadas para o processo digestivo.

Idealmente, aguardamos 24 horas para o máximo de eliminação das substâncias indesejadas, mas 12 horas já são suficientes para eliminar a maior concentração destas. 

Escolha um recipiente de louça ou vidro, deposite as sementes, despeje o dobro da medida destas em quantidade de água e adicione uma parte de substância ácida, calculando aproximadamente uma colher de sopa de ácido para uma xícara de água. Ou seja, se você quiser deixar uma xícara de arroz integral de molho, utilize duas xícaras de água potável (mineral ou muito bem filtrada) e duas colheres de sopa do ácido escolhido (vinagre, suco de limão, kefir, entre outros). 

Sempre descarte a água na qual as sementes ficaram de molho, pois nela estão contidas as substâncias que desejamos eliminar.

Posso apenas demolhar com água? 

Sim, e já faz alguma diferença, embora estudos realizados (testando trigo, centeio e aveia) demonstrem que o processo de demolhagem com água neutraliza entre 46 e 77% do ácido fítico, enquanto que demolhar em solução ácida elimina entre 84 e 99% destas substâncias, além de eliminar também fungos e bactérias indesejáveis presentes no exterior das sementes. Desta forma, prefira sempre utilizar a solução ácida.

Existe um grão que, mesmo com esse processo de deixar de molho, não se consegue neutralizar os antinutrientes: a soja.  Ela contém tanto ácido fítico que seriam necessários meses e não horas de molho para que seus antinutrientes sejam neutralizados. Ela contém mais fitato do que qualquer outro grão.

Uma dieta rica em grãos não fermentados leva a sérias deficiências de minerais e perdas ósseas. Deficiências nutricionais que podem levar a doenças como dores crônicas, dor de cabeça e fibromialgia. 

O zinco e o magnésio são necessários para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. O zinco, em particular, está envolvido na produção de colágeno, na fabricação de proteí­nas e no controle dos ní­veis de açúcar no sangue, além de ser um componente de várias enzimas e ser essencial para o nosso sistema de defesa. Os fitatos da soja prejudicam a absorção do zinco mais do que qualquer outra substância.

O que está liberado somente são o shoyu e missô. Eles sofrem uma processo de fermentação natural em seu preparo que neutralizam os antinutrientes. Mas fique de olho, no rótulo tem que estar escrito "fermentação natural". E no shoyu não consuma nenhum que contenha glutamato monossódico.

E as castanhas ?


Com as castanhas, o molho deve ser com um pouquinho de sal, e não em meio ácido. E o motivo é diferente. Elas (nozes, pecãs, avelãs, amêndoas, entre outras) possuem toxinas nas peles que sobrecarregam demais o aparelho digestivo. Muitas vezes, após ter comido nozes demais, você já pode ter sentido pesar o estômago ou dor de cabeça, não?

Além disso, deixar castanhas e sementes de molho neutraliza inibidores enzimáticos que potencializam esses nutrientes existentes, ou seja, uma castanha/grão/semente que ficou de molho tem mais nutrientes do que um que não foi deixado.

A dica então é cobrir com água e um pouquinho de sal e deixar de molho por pelo menos 8 horas. Escorrer e secar no forno em temperatura mínima. No máximo 60 graus. 

Esse cuidado é necessário para não oxidar o óleo presente nas castanhas, que é o  maior presente para a nossa saúde. As sementes e as castanhas, após escorrida a água, podem ser também aquecidas em frigideira com fogo bem baixo por 10 minutos e sempre mexendo para que não torrem demais.

“Faça do seu alimento o seu remédio” (Hipócrates)

             www.menuvegano.com.br
             www.deliyou.com.br

40 comentários:

  1. A do arroz foi realmente uma surpresa. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  2. Só faltou mencionar no artigo que essas substâncias que os grãos tem embora sejam antinutrientes, eles também tem um lado bom. Hoje se sabe que elas tem também uma capacidade anticancerígena. E como tal, se recomenda, que se encontre um equilíbrio entre se alimentar sem elas, deixando os grãos de molho, e de vez em quando consumir sem deixar de molho, e assim aproveitar as capacidades benéficas dessas substâncias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ver informações sobre isso que falei aqui neste vídeo: http://nutritionfacts.org/video/phytates-for-the-prevention-of-cancer/ e aqui neste artigo: http://nutritionfacts.org/2015/05/28/phytates-in-beans-anti-nutrient-or-anti-cancer/

      Excluir
    2. Alex Sander, obrigada por sua contribuição com nosso blog. Vamos ler a referência que nos indicou e voltaremos a falar sobre o assunto. :)

      Excluir
  3. Ouvi dizer que colocar de molho e jogar a água fora retira as proteínas do feijão. Não localize a fonte, mas, e aí? A gente endoida com as informações conflitantes....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso, o feijão tem proteínas "incompletas", e não perderia grande coisa. Mas, o arroz especialmente o parboilizado nem deve ser lavado, quanto mais de molho. Aliás o prato saudável em vitaminas e proteínas completas é realmente o "feijão com arroz". Elesx se completam, evidenciando seus benefícios.

      Excluir
    2. O que podemos observar na pesquisa que fizemos é que quanto ao arroz , somente o integral deve ser deixado de molho antes de ser consumido, assim como os feijões. Obrigado pela contribuição de vocês com o blog.:)

      Excluir
    3. as proteinas não são soluveis em agua

      Excluir
    4. Cada 100g de feijão tem cerca de 20g de proteína, então uns 20% do feijão crú é proteína. Deixar o feijão de molho não dissolve nem perto de 20% do feijão, então fica óbvio que essa afirmação é falsa.

      Excluir
  4. Por favor, cite as fontes na literatura que embasam as informações do artigo.
    Gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossas referências foram de várias pesquisas que fizemos e algumas fontes de nutricionistas estão na matéria, mas buscaremos um especialista para falar mais sobre o assunto brevemente. Obrigada por seu comentário Alex. :)

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostaria de conhecer as fontes. Por favor, tirem-me a dúvida sobre as castanhas e nozes, deixar de molho na salmoura,isso não vai alterar a pressão arterial? Eu as consumo moderadamente (1 de cada) , diariamente sem fazer nenhum procedimento.

      Excluir
    2. Adileia, nossas referências foram de várias pesquisas que fizemos e algumas fontes de nutricionistas estão na matéria. Só deixá-las de molho, mesmo sem sal, já ajudaria bastante e depois secá-las por pouco tempo em fogo minimo, mas buscaremos um especialista para falar mais sobre o assunto brevemente. Na dúvida sobre a pressão arterial sempre é recomendável a consulta com um médico ou nutricionista de confiança. :)

      Excluir
  6. Olá, fico na dúvida deste método, pois a água em que as sementes ficam de molho absorve não apenas os fitatos, mas também nutrientes. Um exemplo disso é o feijão, quando o deixamos de molho ele solta toda uma coloração que é fundamental no cozimento de um bom caldo. Jogar essa água fora é um desperdício. Além disso, há estudos que dizem que os fitatos podem exercer outras funções no organismo como anticarcinogênico, antioxidante e prestar contribuição nutricional no tratamento de diabetes, através da ação inibidora de a-amilases. Artigo:http://www.scielo.br/pdf/rn/v12n1/v12n1a02.pdf

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua contribuição em nosso blog, João. Iremos ler a referência que nos indicou e voltaremos a falar mais nesse assunto.:)

      Excluir
  7. Consumo arroz integral e lavo bem antes de cozinhar. O feijão eu sempre deixo de molho em água fervente até a água esfriar e jogo esta água fora. Além de o feijão ficar muito macio, não fico com gases.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua contribuição em nosso blog. Realmente também constatamos que os feijões ficam mais leves e sem a sensação de estufamento quando deixados de molho antes do cozimento.:)

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Daiane. Sou nutricionista. Trabalho em um restaurante onde utilizamos muitos graos, porém não deixamos de molho, principalmente de um dia para o outro, apenas escaldamos em água quente. Nutricionistaa não falam sobre o assunto porque as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe tal procedimento devido ao fato de que o mesmo pode azedar os grãos, ficando impróprio para servi-lo aos clientes.
    Se fizermos em desacordo a estas normas como muitos outros procedimentos, estaremos ferindo o código de ética de nossa profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daiane! Obrigado pela contribuição em nosso blog. Desconheciamos essa norma da Anvisa e não creio que os grãos azedem nesse tempo indicado de molho, mas no caso de estabelecimentos comerciais não há como fugir as normas. Porém, como nutricionista, você concorda que no dia a dia é essencial esse procedimento?

      Excluir
    2. Depende muito do local. Em São Paulo eu tinha que esquecer o feijão muito tempo de molho pra fermentar. Aqui em Vitória, há 5 anos, ainda não estou 100% adaptada ao timming das coisas.No verão já aconteceu de fermentar em menos de 8 horas, tipo da hora que fui dormir até a hora que acordei...Aqui tudo estraga muito rápido!Em São Paulo eu deixava a comida esfriando sobre o fogão na hora do almoço e comia quando chegava à noite. Aqui à noite está estragado! Além do calor tem a qualidade da água, a umidade do ar e tantos outros fatores. Só pra discutir a norma da ANVISA. Ela atua em âmbito nacional, então dá pra entender o que parece "excesso" de cuidado em alguns locais do país. Do Rio pra cima "o Brasil" é outro!
      Então também fica complicado dar dicas. Elas podem não servir pra outros locais! Até as práticas com a casa e de bioarquitetura são diferentes...
      Na prática, eu ainda deixo os grãos de molho, menos tempo que em SP. Não tenho dúvidas de que facilitam a digestão e reduzem muito a produção de gases!

      Excluir
    3. Obrigado por seu esclarecedor comentário!

      Excluir
  10. Se o grão de soja mesmo demolhado não se consegue neutralizar os antinutrientes então o leite de soja não devia ser consumido, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elodie, sim, pelo que pesquisamos e pelas referências da matéria a soja deveria ser evitada, assim como sua bebida ou leite de soja. Além dos fitatos, a maioria da soja hoje em dia é transgênica, e não sabemos ainda a real gravidade disso em nosso organismo.

      Excluir
  11. Olá Blog,
    acredito que vocês devam, como pedido acima por diversos leitores, colocar as fontes bibliográficas ou referencias da pesquisa realizada e especialistas consultados, de preferencia, com artigos científicos publicados em periódicos, organizado por ordem de citação. Ex.: [1]; [2]; etc. Principalmente quando há informações conflitantes ou situações específicas de consumo (como a fonte citada por um leitor das substancias anticarcinogênicas que moldariam melhor o consumo).

    Isso deve ser remendado neste artigo o quanto antes.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Há três links no fim do artigo onde se lê Fontes, logo após a citação de Hipócrates :)

      Excluir
    2. Os 3 links não são fontes científicas para a informação vinculada.

      Excluir
  12. Olá Autores do Blog Veg Nutri
    Aprendi num curso que fiz muito tempo atrás que o feijão para não causar flatulência (gazes) deve sofrer o que se chama de choque térmico. Atualmente faço sempre isso e percebi que, realmente, os gases diminuíram muito. Faço assim: Coloco uma panela com água para ferver e jogo ali o feijão que reservei para o almoço, sem lavar. Uns 5 a 10 minutos (não mais - pois não queremos que o feijão cozinhe), deligo o fogo e levo rapidamente para debaixo da torneira e lavo bastante com água fria (esse é o choque térmico). Depois procedo como de costume cozinhando-o como quiram. Sei que pouca gente conhece essa técnica, como me dei bem com ela, gostaria de ouvir a opinião de especialistas no assunto. Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, obrigada pelo seu comentário e por compartilhar suas experiências conosco! Nunca ouvimos falar sobre essa técnica, mas vamos pesquisar e voltaremos a falar no assunto. :)

      Excluir
  13. Parabéns pelo post! Contudo, a chia é um caso diferente e não deve ser demolhada, até porque liberta uma substância gelatinosa. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, realmente a chia e a linhaça formam um gel característico e dispensariam esse procedimento. Podem ser lavadas em água corrente antes de serem consumidas e deixadas de molho para ficarem com a consistência gelatinosa. :)

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas ,o feijão eu sempre deixo de molho , mas não colocava água fora!Aprendi com minha avó que
    aquela água escura
    deixa o feijão mais pretinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neusa, sempre descartamos a água da demolhagem e os feijões continuam sabororos e com linda coloração. É importante descartar essa água, pois ali estariam contidos os antinutrientes que queremos eliminar.

      Excluir
  16. Quanto à chia concordo com os comentários anteriores. A chia forma um gel bem característicos!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a matéria! Sempre deixo de molho o feijão. Só tenho uma dúvida, sobre o arroz parboilizado, não pode lavar? Perde mesmo os nutrientes? Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a matéria! Sempre deixo de molho o feijão. Só tenho uma dúvida, sobre o arroz parboilizado, não pode lavar? Perde mesmo os nutrientes? Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Quanta sabedoria tanto no post como nos comentários. Adoro ler tudo! Coloco o feijão de molho de noite p a manhã seguinte, moro no sul, sem problemas de fermentação durante o ano todo.

    ResponderExcluir